Dicas importantes para administradores e participantes de grupos

Muitas são as formas de comunicação dentro do WhatsApp, seja de forma direta com o envio de uma mensagem no privado, por meio de listas de transmissão, postando ou reagindo a um status ou utilizando grupos. E os grupos são os que mais exigem atenção.

Algumas dicas para administradores de grupos do WhatsApp

– Proíba política, religião, piadas de qualquer natureza.

– Olhar as reclamações dos participantes do grupo.

– Proíba mensagens por áudio, pois se alguém não consegue se expressar escrevendo em poucas linhas, é melhor que reveja o que quer falar, já que nem todos podem ouvir áudios e muitas vezes as mensagens são muito longas e atrapalham entendimento do assunto no grupo.

– Dependendo do tipo de grupo, defina um horário para o grupo estar aberto e todos poderem enviar mensagens neste momento e com acompanhamento do administrador, por exemplo: das 06h às 23h em tais dias da semana.

Algumas dicas para participantes de grupos do WhatsApp

– Desative as notificações do grupo escolhendo a opção: PARA SEMPRE.

– Não exponha outras pessoas no grupo por nenhum motivo; se necessário, primeiro leve o assunto ao administrador.

– Não poste nada que não seja assunto do grupo, mesmo que você considere a mensagem “de utilidade pública”, saiba que nem todos vão concordar com isso e vão se incomodar.

– Muito cuidado: não encaminhe mensagens que recebeu de outros grupos, pois, além de não ser o objetivo deste, muitas vezes elas são fake news.

– Você se identificou com algum membro do grupo que escreveu alguma coisa interessante? Fale com ele por mensagens privadas, não no grupo.

– Não divulgue produtos ou serviços seus ou de amigos, a não ser que a regra esteja combinada anteriormente.

Grupos de WhatsApp